segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Para quem se arrisca a experiências pouco ortodoxas na hora da refeição, o centro do Rio posui algumas surpresas agradáveis como o restaurante Esquimó, famoso prato-feito (Comercial) da cidade, localizado em uma das mais tradicionais regiões na Travessa do Ouvidor, próximo a estatua do Pixinguinha.

O local é um misto de balcão de padaria com refeitório industrial, onde você precisa aguardar que alguém saia do banquinho minúsculo para sentar e pedir. Sempre lotado na hora do almoço, por R$ 10 você come um prato com ate oito itens (feijão preto ou carioca, arroz, salada, batata frita e outros) mais um tipo de carne (bife ou frango à milanesa, frango grelhado ou hamburguer com queijo por cima) e uma sobremesa (Pudim, Gelatina ou salada de frutas).

O mais espetacular do restaurante é a agilidade com que os pratos são servidos e a quantidade de comida. Não existe a possibilidade de sair do local sem estar empanturrado. Além disso o gançom espanhol Gil é uma instituicao à parte. Ele dá o tom do ambiente, e transforma o que seria uma refeição trivial em um show, com suas piadas, gozações e malabarismos, atendendo de forma ágil e eficaz a todos os clientes de seu balcão.

Frequentado principalemnte por office-boys e trabalhadores da região, o Esquimó ainda conta com fotos na parede de clientes ilustres como o chef francês Claude Troisgros. É uma ótima opção para um almoço ireverente de sexta-feira.

Restaurante Esquimó

Trabalhar no centro tem algumas vantagens. Tive o prazer de conhecer um restaurante que já conhecia o conceito de customização há 30 anos. Esquimó, é o nome, localizado em um dos points do centro, a Travessa do Ouvidro. Por módicos 6,50 o cliente pode escolher um tipo de carne, dentre os diversos disponíveis (e são muitos) e escolher quais acompanhamentos quer. Nada dessa pobreza dos restaurantes chiques que definem que vc deve escolher até 3 acompanhamentos, nada disso. No Esquimó quem manda é você. Quer um queijo derretido em cima da carne? É só pedir que rapidinho tá pronto. E bota rapidinho nisso…ao sentar o garçom já lhe dá a dica “Arroz, feijão e fritas? Qual é a carne?” Seja o que for que vc pedir, ele faz na hora. Uma esticadinha de braço e ele atocha tudo num PF dos mais saborosos. A disposição em bancada faz com que rapidamente você converse com o seu vizinho, enquanto o garçom dá o show, falando sobre a vida alheia e dizendo gracinhas “Comeu pouco por que? Tá apaixonado?”.

Mas o pacote não fica só nisso. No preço está incluído o refresco ou mate, servido a vontade. Acabou o refresco antes de terminar o prato? O garçom pega seu copo e enche de novo…e este ritual se repete até que seu prato se esvazie. Terminado o rango, basta escolher a sobremesa: pudim de leite ou salada de frutas, prontamente servidos em questão de segundos.

O Esquimó sobrevive ha cerca de uns 20 anos, seguindo a mesma linha de perfeito atendimento ao cliente. Um visionário no mundo do CRM atual.